Dengue: o que precisamos saber!
A dengue é uma doença viral causada, transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em áreas urbanas e periurbanas, especialmente em locais com acúmulo de água parada. Esta é uma doença de preocupação de saúde pública nas regiões tropicais e subtropicais do mundo.
TRANSMISSÃO: ocorre quando o mosquito Aedes aegypti pica uma pessoa infectada e, em seguida, transmite o vírus ao picar outra pessoa saudável. A transmissão não ocorre de pessoa para pessoa, mas sim por meio do vetor (o mosquito), que é mais ativo durante o dia, especialmente no início da manhã e no final da tarde.
SINTOMAS: Os sintomas da dengue, geralmente, surgem de 4 a 10 dias após a picada do mosquito infectado e podem variar de leves a graves. Os principais sintomas incluem:
- Febre alta repentina
- Dor de cabeça intensa
- Dor retroorbital (dor atrás dos olhos)
- Dor nas articulações e músculos
- Cansaço extremo
- Manchas vermelhas na pele
- Náusea e vômito
- Sangramentos leves (como sangramentos nas gengivas ou no nariz)
Em casos graves, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica ou síndrome do choque da dengue, condições que exigem tratamento imediato, pois podem ser fatais.
TRATAMENTO: Atualmente, não há um tratamento antiviral específico para a dengue. O tratamento é principalmente sintomático, ou seja, visa aliviar os sintomas. Isso inclui:
– Hidratação adequada
– Analgésicos e antipiréticos (não utilizar Aspirina e ibuprofeno)
– Acampamento com exames laboratoriais: hemograma e plaquetas
– Monitoramento médico e/ou hospitalar (em casos graves)
VACINA: Já existe no mercado vacina para a dengue. A vacina ajuda a prevenir formas graves da doença, mas ainda não protege contra todos os sorotipos do vírus. É importante frisar que, embora a vacina seja uma ferramenta importante, ela não substitui as medidas de prevenção, como a eliminação de criadouros de mosquitos.